Chegou a hora de você ficar por dentro dos perfumes contratipos ou inspirados!

Mas o que é um perfume contratipo ou inspirado?

É o nome dado à perfumes similares à marcas famosas. São inspirados em fragrâncias de marcas famosas importadas com o objetivo de se aproximarem ao máximo aos perfumes de grifes famosas.

No mercado atual, existem diversos tipos de perfumes, que se diferenciam de acordo com a qualidade da elaboração e produção. No mercado de contratipos ou inspirados não é diferente, o que torna mais difícil a escolha do consumidor.

Alguns tópicos importantes para essa avaliação são:

  • Quantidade de essência utilizada
  • Qualidade das matérias-primas e suas origens
  • Utilização de água ou não na produção
  • Qualidade geral do produto, incluindo embalagens, caixas, atendimento, etc.


Sobre as essências

Podemos dizer que a alta concentração de essência é o coração da performance olfativa de um perfume. A essência é o principal componente de um excelente perfume. A durabilidade do perfume pode variar com diversos fatores, sendo eles:

  • tipo de pele
  • clima
  • tipo da nota (ex: notas amadeiradas tendem a fixar mais na pele do que notas cítricas e forais).

  
Fixador: Mito ou verdade?

Na nossa escola de produção, inclusive com cursos internacionais, entendemos que o "fixador" é um grande mito na perfumaria. A qualidade e a concentração da essência determinarão o tempo de fixação, além dos fatores mencionados acima. Além disso, o processo de maceração alternada em temperaturas controladas é um diferencia da In The Box Perfumes. Não utilizamos notas de almíscar e musk como fixador, pois caso o perfume não tenha essas notas, pode ocorrer alterações olfativas. 


Qualidade

Com certeza podemos afirmar que a matéria-prima é item primordial para entrega de um perfume de qualidade. Fique atento a qualidade das matérias-primas, pois em via de regra, quanto melhor a matéria-prima, melhor será a performance do perfume como um todo. Por curiosidade, os melhores produtores de essências estão na Europa, em países como Itália, França, e em menor quantidade na Espanha e Portugal.


O uso da água

Na In The Box Perfumes não utilizamos água na composição de nossos perfumes. A água dilui a essência e demais componentes, o que diminui a performance do perfume. Além disso, pode alterar o cheiro da fragrância original.


Fabricação

Você sabe o que é a cromatografia? É um processo onde por meio de um equipamento chamado cromatógrafo (normalmente utlizado pelas fábricas de essências e matérias-primas) se determina todos os ingredientes de uma fragrância famosa, apontando a quantidade de cada item que compõem aquele perfume. Com essa análise realizada temos a lista completa das matérias-primas utilizadas e com isso podemos seguir a "receita" para a criação do perfume.


Matérias-primas

Muitas matérias-primas são de propriedade do fabricante. Por isso temos um processo de substituição e aproximação olfativa. Com isso, escolhemos cuidadosamente os componentes similares para a construção da essência, seguindo as regras de compensação da composição para o máximo de proximidade possível.


Então o perfume contratipo ou inspirado não é verdadeiro?

Sim, são verdadeiros. O ato de reproduzir um aroma o torna diferente do original, parecido, similar, mas diferente. Por isso, as marcas de contratipos possuem embalagens e até nomes próprios para seus produtos.


É a tal referência olfativa?

Exatamente! Não existe patente sobre perfumes, uma vez que é impossível patentear um cheiro. Marcas, nomes, embalagens e outros itens, sim, podem ser patenteados. Por isso, com os processos citados acima, conseguimos chegar em proximidades às essências de marcas famosas e reproduzimos uma nova apresentação em marca, nome e embalagem.

 
Mas e a qualidade?

Isso varia de empresa para empresa. Nós, da In The Box Perfumes, garantimos um perfume com alta concentração e excelente performance.


E por que tem um custo mais acessível?

Diversos fatores colaboram para isso:

  • normalmente empresas de contratipos utilizam apenas um tipo de embalagem para seus produtos, tanto em vidro quanto em caixas, diminuindo o custo de desenvolvimento.
  • como a concepção do perfume já foi realizada, não temos o custo de um perfumista para o desenvolvimento da essência.
  • o investimento de marketing e publicidade é muito inferior aos de grandes marcas.
  • empresas de contratipos normalmente vendem diretamente ao consumidor. Não há lojas e revendedores na intermediação.

 

 

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