Mas o que é um perfume contratipo ou inspirado?
É o nome dado à perfumes similares à marcas famosas. São inspirados em fragrâncias de marcas famosas importadas com o objetivo de se aproximarem ao máximo aos perfumes de grifes famosas.
No mercado atual, existem diversos tipos de perfumes, que se diferenciam de acordo com a qualidade da elaboração e produção. No mercado de contratipos ou inspirados não é diferente, o que torna mais difícil a escolha do consumidor.
Alguns tópicos importantes para essa avaliação são:
Sobre as essências
Podemos dizer que a alta concentração de essência é o coração da performance olfativa de um perfume. A essência é o principal componente de um excelente perfume. A durabilidade do perfume pode variar com diversos fatores, sendo eles:
Fixador: Mito ou verdade?
Na nossa escola de produção, inclusive com cursos internacionais, entendemos que o "fixador" é um grande mito na perfumaria. A qualidade e a concentração da essência determinarão o tempo de fixação, além dos fatores mencionados acima. Além disso, o processo de maceração alternada em temperaturas controladas é um diferencia da In The Box Perfumes. Não utilizamos notas de almíscar e musk como fixador, pois caso o perfume não tenha essas notas, pode ocorrer alterações olfativas.
Qualidade
Com certeza podemos afirmar que a matéria-prima é item primordial para entrega de um perfume de qualidade. Fique atento a qualidade das matérias-primas, pois em via de regra, quanto melhor a matéria-prima, melhor será a performance do perfume como um todo. Por curiosidade, os melhores produtores de essências estão na Europa, em países como Itália, França, e em menor quantidade na Espanha e Portugal.
O uso da água
Na In The Box Perfumes não utilizamos água na composição de nossos perfumes. A água dilui a essência e demais componentes, o que diminui a performance do perfume. Além disso, pode alterar o cheiro da fragrância original.
Fabricação
Você sabe o que é a cromatografia? É um processo onde por meio de um equipamento chamado cromatógrafo (normalmente utlizado pelas fábricas de essências e matérias-primas) se determina todos os ingredientes de uma fragrância famosa, apontando a quantidade de cada item que compõem aquele perfume. Com essa análise realizada temos a lista completa das matérias-primas utilizadas e com isso podemos seguir a "receita" para a criação do perfume.
Matérias-primas
Muitas matérias-primas são de propriedade do fabricante. Por isso temos um processo de substituição e aproximação olfativa. Com isso, escolhemos cuidadosamente os componentes similares para a construção da essência, seguindo as regras de compensação da composição para o máximo de proximidade possível.
Então o perfume contratipo ou inspirado não é verdadeiro?
Sim, são verdadeiros. O ato de reproduzir um aroma o torna diferente do original, parecido, similar, mas diferente. Por isso, as marcas de contratipos possuem embalagens e até nomes próprios para seus produtos.
É a tal referência olfativa?
Exatamente! Não existe patente sobre perfumes, uma vez que é impossível patentear um cheiro. Marcas, nomes, embalagens e outros itens, sim, podem ser patenteados. Por isso, com os processos citados acima, conseguimos chegar em proximidades às essências de marcas famosas e reproduzimos uma nova apresentação em marca, nome e embalagem.
Mas e a qualidade?
Isso varia de empresa para empresa. Nós, da In The Box Perfumes, garantimos um perfume com alta concentração e excelente performance.
E por que tem um custo mais acessível?
Diversos fatores colaboram para isso: